Contate-nos (92) 3232-2718

Roteiro Arapiuns (Santarém/PA)

Ecoturismo Comunitário na Amazônia, Saúde & Alegria

Uma experiência única, navegando entre comunidades, praias e florestas

Santarém, Tapajós, um lugar de Encontros, um mosaico de experiências

Em Santarém, na região do Tapajós, quase no limite dos estados do Amazonas e do Pará encontram-se os rios Arapiuns, Tapajós e Amazonas. É um lugar de encontros em muitos sentidos. Um lugar de encontros de civilizações e culturas, de comerciantes e cientistas, de paisagens e ecossistemas, de florestas e praias, do passado com o futuro e de viajantes que querem conhecer a Amazônia. De Santarém é fácil descobrir esta região fascinante, cheia de histórias, cenários naturais deslumbrantes, praias desertas e com um charme particular.

O Projeto Saúde & Alegria, uma ONG que atua há mais de vinte anos junto às populações tradicionais do oeste do Pará, incentivando processos participativos de desenvolvimento integrado, organiza viagens pelos rios da região, promovendo encontros com o povo ribeirinho da Amazônia, uma oportunidade de conhecer sua cultura, suas tradições, seu modo simples de viver em harmonia com a natureza, incentivando o resgate de sua identidade cultural e autoestima, desenvolvendo praticas econômicas solidárias e sustentáveis, promovendo inclusão social e cidadania. As viagens proporcionam uma experiência diferenciada, misturando na medida certa a vivência com as comunidades, o contato com a natureza, os sabores da culinária amazônica e a alegria desta turma.

As viagens oferecem a oportunidade de:

  • Navegar sobre os imensos rios que nessa região substituem estradas, ditam o ritmo da vida e desenham paisagens extraordinárias, diferentes à cada hora do dia;
  • Etrar pelas trilhas da maior floresta tropical do mundo, acompanhados por quem nela e dela vive, conhecendo alguns dos seus segredos, sabores e um pouco de sua biodiversidade surpreendente;
  • Ver de perto a fabricação dos trançados de fibras naturais, extraídas de florestas manejadas de forma sustentável, tingidas com pigmentos naturais e tecidas com extraordinária habilidade pelas mulheres da região;
  • Descobrir inesperadas praias desertas, de areia branca, banhadas pelas águas cristalinas dos rios Tapajós e Arapiuns;
  • Conhecer um pouco do trabalho desta organização, junto as comunidades tradicionais da região.

Atualmente o Projeto Saúde & Alegria oferece duas modalidades de viagem: em barcos regionais, com hospedagem em redes, nos próprios barcos – com duração entre 3 e 5 dias; e em lanchas rápidas ou barcos regionais, com hospedagem em pousadas comunitárias, sempre em redes, com opções de duração entre 2 e 5 dias. As viagens em barcos regionais, que possibilitam ao mesmo tempo infraestrutura e conforto aos viajantes e acesso a localidades remotas e isoladas, são realizadas com um mínimo de 06 participantes.
As viagens com hospedagem nas pousadas comunitárias, que oferecem maior conforto e uma maior interação com as comunidades, são realizadas com no mínimo 04 participantes. Dependendo da época do ano e do acordo com os participantes, as viagens iniciam e terminam em Santarém ou Alter do Chão.

A navegação acontece nos rios Amazonas, Tapajós e Arapiuns e são visitadas comunidades na Floresta Nacional do Tapajós, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e no Projeto de Assentamento Extrativista Lago Grande, nos municípios de Santarém e Belterra. Um ou dois mediadores culturais do projeto acompanham os grupos. Em cada comunidade, os visitantes são recebidos por comunitários e nas atividades são acompanhados por condutores locais.
O projeto divulga o calendário das viagens agendadas em seu site e no Facebook. Recebe inscrições individuais e confirma as viagens quando alcançar o número mínimo de participantes. É possível também solicitar a organização de roteiros personalizados para grupos fechados.
O Projeto Saúde & Alegria já tem realizado numerosas viagens em parceria com outras ONG’s, Escolas e Universidades, além de intercâmbios com comunidades de outras regiões do Brasil.

Próximas viagens

- De 10 a 14 de julho, 05 dias e 04 noites, viagem de lancha e barco comunitário, com hospedagem nas pousadas comunitárias de Anã e Atodi.

- de 23 a 26 de julho – viagem de barco regional, 04 dias e 03 noites

- de 15 a 18 de agosto – viagem de barco regional, 04 dias e 03 noites

Deixe seu comentário

Comments are closed.

Galeria de videos

No items

Facebook

Atividades recentes